domingo, 19 de julho de 2009

Melissa Rosenberg fala sobre como foi escrever os guiões!

Qual a diferença em escrever Lua Nova e Crepúsculo ?
Em Crepúsculo crias o universo. Estás a apresentar um mundo, e eu estava a escrever no vazio porque não sabia quais seriam os actores. Agora para Lua Nova e Eclipse, pude escrever específicamente com eles na minha abeça. Então é um universo mais confortável.
Lua Nova não é sobre construir um mundo, mas ele tem o seu próprio cardápio de desafios porque Lua Nova é muito introspectivo… Há muita conversa sobre como Edward e os Cullen estarem ausentes até o meio do livro, mas na verdade não estão. Certamente, Edward está muito vivo na mente de Bella durante Lua Nova, do ínicio ao fim… Acho que os fãs ficarão muito satisfeitos com o que estamos a fazer - primeiro, porque é fiel ao livro e segundo, porque há mais Edward. Isso não pode ser mau!

Podemos então supor que veremos mais dos Cullen e de Victoria durante Lua Nova?
Acho que sim. Sim, podem.


Sobre escrever Eclipse:
O terceiro foi difícil. Na verdade, o mais difícil dos três para escrever. Eu estava tão desapontada por este ser tão dificil de escrever porque tu lês o terceiro livro e ele é excelente, com muita acção e conflitos e pensas, “Oh, esse vai ser o mais fácil,” e acontece que não é assim. Na verdade é o mais difícil de todos.

O que foi divertido sobre Eclipse foi que Stephenie - qualquer autor quando cria um universo como Stephenie fez - tem que saber o que todas as partes fazem. O livro todo é sob o ponto de vista de Bella, mas ela tem que saber, como uma escritora, o que todos os outros personagens fazem quando não estão no mundo de Bella. Então ela tem uma mitologia muito complicada e detalhada, e esse é o porquê de ser um universo tão bom para se trabalhar.

Como em qualquer história de ficção científica, deves ter regras muito claras, de outra forma perdes as pessoas, como “Ok, eles podem voar; agora não podem voar.” Então as regras dela são muito, muito distintas, mas dentro disso, há um playground imenso.

Acho que vai ter alguma diversão, mas ainda será muito fiel ao livro. Desde o início com Crepúsculo, isso era o que Stephenie dizia; “Façam o livro. Adaptem o livro. Não usem o livro como um ponto de partida…” Essa era sua directriz básica, e isso era a única coisa que eu queria fazer, de qualquer forma.

Sobre escrever com os actores em mente:
Eu sou totalmente capaz de escrever para eles… Para mim, eles tornaram-se intercambiáveis com o livro, porque são muito parecidos com as personagens. Quando os vi pela primeira vez, fiquei simplesmente estupefata com a perfeição da escolha do elenco. E Catherine Hardwicke e a Summit fizeram um trabalho realmente extraordinário.

Quando escrevi Crepúsculo antes de eles chegarem, ás vezes tendia um pouco para o humor gracioso, e as vezes mais sombrio. Havia muito disso no guião de Cepúsculo e isso não estava bom. Na verdade afastei-me do livro de algumas maneiras. Os actores fizeram-me voltar do guião para o tom do livro. Então eles ajudaram-me a encontrar o tom do livro, e Catherine, é claro.

A tua personagem favorita para escrever:
Estou a gostar muito de escrever Jacob. Jacob é muito divertido para se escrever. Charlie. Particularmente escrever para esse actor, Billy Burke. Charlie é alguém - Billy Burke é alguém - que podes apenas dar uma fala, podes dar uma fala muito emocional ou uma fala curta de humor, e ele pode fazer tudo e trazer ainda algo novo para a cena. Claro, adoro escrever o relacionamento entre Bella e Edward - é muito importante.

O maior desafio:
O maior desafio é Bella/Edward, porque estás sempre a escrever uma fala que pode cair para a intimidade real e verdadeira ou algo exageradamente sentimental ou melodramático. O romance verdadeiro e drama verdadeiro - essa é sempre a linha.

Fonte: Hollywood.com e Foforks

Adaptação: Twilight Portugal

0 comentários: