quinta-feira, 28 de maio de 2009

O FEMINISMO DA SAGA

O primeiro livro da saga Crepúsculo introduziu Bella Swan para uma audiência de massas, uma jovem personagem que navega o seu caminho através das águas conflituosas da auto-conscientização e mudança. Com a chegada do belo e misterioso Edward Cullen, esses jovens brutos mares emocionais tornam-se ainda mais difíceis de percorrer. Enquanto a saga continua, Lua Nova pega onde Crepúsculo deixou e vemos o profundo desenvolvimento da relação de Edward e Bella. Embora nós Crepúsculo fãs ficamos investidos na progressão da sua relação, Lua Nova está repleto de conflito, quando Bella se vê confrontada com a vida sem o seu homem. E é este mesmo conflito, tanto interno como externo, que faz algumas fãs de Crepúsculo e Lua Nova expressarem as suas opiniões ao longo da comunidade Crepúsculo on-line sobre o que se pode ou não dizer sobre as mulheres que precisam dos seus homólogos masculinos para a estabilidade emocional e são dependentes de homens para a auto estima e identidade.


Existe mais que isto que escape aos olhos de Crepúsculo?
Nos últimos meses desde que Lua Nova está em olho público, a autora da Saga Twilight, Stephenie Meyer, disse que nunca pretendeu marcar um ângulo feminista na sua história. No seu site oficial, Meyer admitiu que a história cruza diferentes géneros. O ângulo romântico está certamente mais presente, juntamente com um espírito aventureiro, mas o que define a história para além de outras no género ficcional de vampiros é o desenvolvimento de cada personagem na Saga Twilight.

Remendar um coração partido
Com tanta pressão sobre as estrelas de Crepúsculo em Lua Nova, Kristen Stewart é incumbida de representar uma das mais populares protagonistas femininas da década de uma série que continua a captar mais atenção por parte de jovens raparigas e mulheres de todas as idades até ao dia. Em Lua Nova, há um choque definitivo entre o amor de Bella por Edward, a sua própria fortaleza emocional, e chega a um ponto de auto-realização. A novela de Lua Nova traça um retrato deprimente de Bella, como ela se esforça para viver cada dia com um doloroso vazio interior após a perda de Edward. Sempre com perturbações emocionais, o único suporte para o mundo real que Bella tem é Jacob Black que passa das sombras de Crepúsculo para se tornar a maior presença masculina em Lua Nova.

Ainda que haja um vazio emocional que confronta Bella por causa de Edward, não é ao contrário das turbulências que alguém tem quando morrem de amores pela primeira vez, do sexo masculino ou feminino. Casais jovens muitas vezes se separam e seguem suas vidas, especialmente durante o período emocionalmente instável do liceu. Apesar do que algumas fãs do sexo feminino pensam em termos de fortes, mensagens positivas para os jovens do sexo feminino, o efeito cascata de conflito dentro de Bella, nesta fase da sua vida, é justificada. Bella não é a única em luto, enquanto o seu humor afecta todos à sua volta, desde o seu pai até Edward que está a lidar com o seu próprio sentimento de perda de uma forma diferente.

Ao lidar com qualquer nova relação que corre mal, é preciso tempo para curar um coração partido. Mas é muitas vezes devido à perda e à emocional viagem que muitas mulheres jovens encontram um forte sentimento de si. Nem sempre, mas sem perda não pode haver cobrança interna para sair uma melhor mulher. Será que isto significa que Bella precisa de Edward para ser ela própria? Não. É uma viagem que ela mais provavelmente iria ter com qualquer outro, Edward ou não. É o que ela aprende sobre si mesma e ao mundo em que vive que é mais importante. Em Lua Nova, exactamente como Kristen Stewart subirá das cinzas numa luz positiva é uma questão intrigante. Não é pouca coisa para uma menina pequena de certa forma, mas como qualquer jovem que teve de consertar um coração partido, não é impossível.

Heroína ou donzela em perigo
Um dos mais importantes desafios para o desenvolvimento da personagem de Kristen Stewart é trazer a turbulência emocional de Bella para a vida de uma maneira credível em níveis mais profundos do que aquilo que vimos em Crepúsculo. Ao nível da representação, o conflito de Bella exigirá alguma forma de identificação pessoal com o tormento da personagem. Novamente, Stephenie Meyer expressou o seu pensamento sobre a presença feminina nos filmes e Kristen no seu site, por escrito, disse que ela estava animada para interpretar Bella Stewart por causa da sua diversificada capacidade de representar. Mas dado o que Bella enfrenta nas sombras do amor, é interessante perguntar exactamente como Kristen Stewart é a conexão com o seu personagem da dor por detrás da câmera. Com 19 anos, Kristen Stewart é uma donzela em apuros dentro de algumas das maiores torres emocional de Bella Swan? Não quero dizer que Stewart sabe o suficiente de Bella, é claro que sim, mas como ela vai relacionar-se e superar alguns desafios que ela pode ou não ter experimentado na vida real.
Dada a já estabelecida fonte material de Lua Nova, Bella Swan é uma donzela em perigo ou uma jovem mulher numa situação de transição? Depende. Estará o copo meio vazio ou meio cheio? Quem é aquele que realmente precisa ser resgatado, Bella ou Edward? Embora alguns possam ver as coisas apenas a partir do ângulo do sexo feminino, Lua Nova também fala das percepções dos homens para as mulheres. É uma estrada de dois sentidos e alguns podem dizer que Bella retrata uma jovem mulher fraca.
Para Kristen Stewart, como uma actriz, não há um equilíbrio delicado da emoção que deve ser transmitida na tradução da depressão da Bella para o grande ecrã. Tal como Robert Pattinson, que enfrenta os seus próprios desafios com Edward, há mais profundo, mais evoluído do que traduzir a substância de Crepúsculo. Embora ainda esteja confiante de que a tradução final será eficaz, é emocionante saber como Stewart vai até à fina linha entre a dor e recuperar. Curiosamente, a imagem de Kristen Stewart como Bella no recentemente lançado poster oficial de Lua Nova não mostra quaisquer sinais de dor e depressão, com Taylor Lautner, Jacob Black, de pé como um escudo entre Bella Swan e Edward Cullen. Se alguém, pode-se ver a dor na expressão do Edward e na postura. Em vez disso, Bella mantém o seu próprio olhar "independente", que está afastado tanto de Edward como de Jacob.

A partir de uma perspectiva positiva do sexo feminino, a imagem de Bella no novo poster de Lua Nova parece ser um sinal de força. Embora Bella dependa fortemente de Jacob em Lua Nova (quem não se apoia em alguém, num tempo de perda?), com Edward ainda a viver na sua mente, Bella só se tem a si mesma quando fizer uma profunda alteração de vida em Lua Nova. No rápido mundo de Hollywood cheio de jovens actrizes que estão muitas vezes longe de casa e das suas famílias, é seguro dizer que Kristen Stewart teve de confiar em si mesma inúmeras vezes para encontrar a força para sobreviver nessa adulta (muitas vezes masculina) indústria. E, em certa medida ao olhar para Lua Nova, este é o lugar onde Bella e Kristen se encontram.
Embora Bella seja corajosa, por vezes, existe uma co-dependência que mesmo Stephanie Meyer pode não ter previsto. Ela é uma donzela em perigo durante a sua depressão ou simplesmente vulnerável? Como acontece com qualquer popular romance, as personagens começam a levar nova vida para além da mão do autor e das expectativas. Parece que Kristen Stewart está a entrar no corpo de uma heroína clássica com um toque contemporâneo.

Girl Power e Presença
Nos últimos meses, a maior parte das manchetes de Crepúsculo e Lua Nova têm largamente sido centradas em Robert Pattinson e Taylor Lautner. Em relação às notícias de Lua Nova, algumas semanas sentiram como se Kristen Stewart fosse simplesmente um jogador de apoio nas sombras da Saga. Com tanta atenção sobre Pattinson e Lautner, também se sente como se Stewart tivesse de trabalhar ainda mais para manter a sua própria presença como Bella, como a personagem lida com os conflitos. Claro que os membros de Lua Nova são amigos, mas às vezes parece que os machos co-estrelas de Lua Nova estão a ensombrar a liderança feminina. Afinal, a maior parte da Saga Twilight é feminina. Existe um desafio acrescentado para Stewart para não ser esquecida por uma onda de amantes do Edward e do Jacob? Poderá algo tão invisível e não ditas como isto ter um impacto sobre o seu desempenho? Quem sabe, mas é certamente um dilema interior que algumas mulheres de todas as idades podem referir-se na vida real. Tanto Bella Swan como Kristen Stewart vão precisar de cada grama da diversidade de Stephenie Meyer para garantir que nenhuma é esquecida para as estrelas masculinas de Lua Nova.

Apesar das críticas e dos estereótipos negativos, o que muitos fãs da Saga Twilight têm vindo a perceber é que a história não é sobre as expectativas feministas, fracas mensagens para as mulheres jovens, ou pungentes retratos de heroísmo. Se olhar perto o suficiente, com certeza, pode ver algo. Esse é o resultado final da arte, criatividade e percepções individuais. O que uma jovem tira de Lua Nova e Bella pode não ser o que os outros tiram. Lua Nova é uma história de amor que coloca os personagens contra as suas próprias falhas, a fim de encontrar o equilíbrio dentro de si.

Para Bella Swan, a sua viagem em Lua Nova é essencial para desenvolver a sua própria compreensão do amor e da perda como uma jovem adulta. Isto não significa de maneira nenhuma que crie um modelo que todas as raparigas e as mulheres devem seguir como um guia para lidar com conflitos. Em vez disso, pontua a intensidade do primeiro relacionamento amoroso, que muitos de nós irão sentir para o resto da vida. Kristen Stewart está apenas a dar vida às emoções de seu personagem. A execução dessa representação só pode ser reforçada pelo seu desenvolvimento pessoal e crescimento como uma pessoa depois de experiências semelhantes na vida real. É o mesmo para qualquer actor ainda que muitas vezes seja um maior desafio para os jovens actores que entram como adultos, o que reflecte os nossos próprios passos no amor. No fim das contas, é simplesmente uma história de amor e conflitos que muitas mulheres de todas as idades podem (ou acabarão) por se relacionar, em algum nível.

Fonte:
The Deadbolt

0 comentários: